Notícias

Jornal de Notícias – Inovação em Matosinhos, tradição em Guimarães

By May 12, 2023 No Comments

Na mesma semana em que o ministro Costa Silva espera que os bons resultados da nossa economia cheguem a todo o momento aos bolsos dos portugueses, a indústria têxtil portuguesa reúne-se em duas poderosas cimeiras internacionais, que vão ser mais dois grandes passos a caminho da boa performance das nossas exportações.

A iTechStyle Summit, no Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos, e a Guimarães Home Fashion Week, na Cidade Berço, são dois magníficos exemplos que combinam a melhor inovação com a incontornável tradição e capacidade exportadora da nossa ITV.

Se a quinta edição do evento organizado pelo Centro Tecnológico CITEVE mantém e reforça o papel vanguardista e inspirador da nossa indústria no contexto internacional, a exposição dos nossos melhores produtores de têxteis-lar em Guimarães volta a demonstrar a crescente valorização deste setor da ITV em termos de exportação.

Tanto em Matosinhos como em Guimarães, são muitas e relevantes as participações de centenas de personalidades e empresas estrangeiras, o que vem mais uma vez provar que a internacionalização deste setor industrial também já se faz a partir de Portugal. É isso que claramente demonstra a capacidade de atração de grandes responsáveis por várias instituições determinantes e compradores internacionais que esta semana teremos o gosto de acolher com o habitual savoir-faire português.

A quase simultaneidade destes dois encontros internacionais da ITV portuguesa também tem o efeito complementar de juntar o negócio imediato, em Guimarães, com o planeamento e a preparação de negócios futuros, de que se tratará em Matosinhos.

Voltando à necessidade referenciada pelo presidente da República de fazer chegar com mais celeridade aos bolsos dos portugueses as boas notícias e resultados da nossa economia, tenho a certeza de que os responsáveis governativos estarão muito atentos aos sinais que uma das principais indústrias exportadores nacionais irá dar nesta semana. Não será certamente por acaso que estão previstas as presenças no Terminal de Cruzeiros do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, e do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, sem esquecer a intervenção também muito aguardada da comissária europeia Elisa Ferreira.

Link: https://www.jn.pt/opiniao/manuel-serrao/inovacao-em-matosinhos-tradicao-em-guimaraes-16324850.html