A incerteza do comportamento dos mercados externos, provocado pelo Covid-19, exige do sector exportador de têxteis-lar uma maior proactividade que passa por mais conhecimento de mercado; estratégia coletiva; identificação de novos nichos que permitam incorporar no produto maior valor acrescentado; apresentação de novas coleções, dada a impossibilidade de o fazerem nos certames que vêm sendo cancelados.
O escoamento de stocks, provocados pela anulação de encomendas, é também um factor importante a ter em conta. A verificar-se tal escoamento, em muito pode aliviar a situação das empresas.
Estes objetivos não são novos, mas oportunos, conforme abordado no almoço/debate a 29 de Outubro de 2019, na Pousada de Santa Marinha da Costa/Guimarães, em que a Home from Portugal apresentou aos 83 Industriais, os benefícios da economia digital, que passava pela digitalização; sustentabilidade; economia circular.
É assim que, no âmbito do projeto 45142, superiormente aprovado, nos propomos inovar/recrear e testar “PORTUGAL HOME TEXTILES LUXURY” – uma plataforma digital/e-commerce, que através do Showroom Live! – “Browse, Chat and Order” tem por finalidade o contacto direto entre duas entidades (fornecedor/comprador), que partilham interesses comuns – “compra/venda” das novas coleções.
Entrando em www.textiles-selection.com exemplificamos a ideia base:
Clique no link Showroom no menu superior; está no exemplo da plataforma digital, “Portugal Home Textiles Luxury” Showroom Live! – “Browse, Chat and Order”.
- Listagem das empresas/marcas presentes no Showroom Live!
Ao selecionar uma empresa/marca (exemplo BrazãoTex) chega a uma página “teaser” onde deverá fazer Login com os dados: (Username) showroom, (Password) hfp123 - Na página seguinte, temos o exemplo com diversas imagens, (máximo de 25 imagens a inserir por empresa). São páginas duplas de “layout livre “, possibilitando inserir: referência; composição; medidas; historial da coleção, conceito da produção – (sustentabilidade, economia circular) e outros.
- Para que os conteúdos sejam processados nos dois sistemas: smartphone/Tablet e computador/sistema multimédia, a imagem é sempre acompanhada da referência, para facilitar/associar tabela de preços em posse do fornecedor (única). Ou seja, durante as horas de contacto, “fornecedor/comprador”, o comprador pode ter outro sistema de visualização, mas o fornecedor, pela referência/imagem, não tem dúvidas em dialogar/responder ao comprador.
- Não haverá tabelas de preços na plataforma. Na negociação/venda que decorre só na semana de 14 a 18 de Junho, os contactos fornecedor/comprador serão pré- definidos – hora e dia, diretamente por vídeo/conferência.
- Venda de produtos em stock. As empresas ao dar-nos conhecimentos do volume de produtos em stocks, leva-nos a inserir uma rúbrica específica para o efeito. Será um link diferenciado, tendo em conta definições mais específicas do produto/imagem, sem qualquer erro de perceção.
ENTRADA NA PLATAFORMA.
A entrada é por convite sob coordenação da Home From Portugal
- A Password é comum a todos os compradores internacionais, conhecedores da produção nacional, incluindo os que se deslocaram às edições da Guimarães Home Fashion Week, desde a primeira edição.
- Depois da visualização da “MARCA + 4 imagens (representativas da produção de cada empresa), o comprador ao pretender mais informações, terá que se registar (preenchimento de uma ficha/questionário).
- Posteriormente, com a informação em n/poder, o comprador recebe automaticamente nova password para aceder a todas as coleções (atualizadas) das empresas aderentes.
- Em colaboração com todas as Delegações da AICEP, vamos programar contactos por mercado; dia e hora (aproximados) para que, entre os dias 14 a 18 de Junho de 2020, os registos pré-definidos no Showroom Live! “Browse, Chat and Order”, sejam executados.
O mesmo sucederá no caso de não se realizar a edição da Market Week de Setembro, 13 a 18. - Os contactos entre produtor/comprador (pré-definidos), serão confirmados uns dias antes do início do evento, através de um link (pessoal) que vos será enviado pela Associação.
- Para participar no SHOWROOM, as empresas terão que investir em “imagens” das coleções atualizadas e nos conteúdos a inserir na plataforma. Estas despesas são elegíveis, comparticipadas a 50%.
Melhores Cumprimentos
Associação Home from Portugal
30-04-2020