Notícias

Almoço/Debate Compete 2020 PCI 26110

By August 8, 2017 No Comments

É, de todo, imperioso que no Almoço/Debate, esteja um representante de cada empresa, quer das que fazem parte do projeto, quer ainda das que têm projetos individuais mas que participam numa ou mais ações sob a coordenação da Home from Portugal.

Como já referido no primeiro parágrafo, é com agrado que a Home from Portugal informa da decisão final da Comissão Diretiva do Compete 2020, de aprovação do projeto, submetido a 9 de Novembro de 2016, através do Aviso 21/SI/2016 “Projeto Conjunto de Internacionalização”.

Assim, tendo em consideração o “acordo de pré-adesão” assinado por cada empresa, o projeto Home from Portugal, aprovado com o Nº. 26.110, contempla todas as ações, já realizadas ou a realizar no período de 2017/2018, no valor de 3.174.600,00 €, beneficiando de um incentivo não reembolsável de 1.729.162,50 €.

Relembramos que todas as despesas elegíveis, incluindo as coleções do produto, catálogos, imagens, vendas por catálogo, dropshipping, lançamento de coleções online, envio e ou retorno de amostras, têm que ser faturadas em nome da Associação Home from Portugal.

Chamamos a vossa melhor atenção, para o facto das despesas elegíveis das ações já executadas, ainda não estarem certificadas nem submetidas no Balcão 2020, um processo que atrasa o envio da respetiva comparticipação. A Contratualização do Financiamento com a AICEP, será assinada durante o mês de Agosto, data em que o projeto aprovado se torna definitivo. Também há despesas elegíveis do 2º semestre de 2016, Projeto 108, que estão em apreciação final de encerramento do projeto; logo que concluído, ressarciremos as empresas.

Almoço/Debate – p.f. confirme no anexo
Ações 2018 – p.f. confirme as ações em que pretende participar no anexo

Guimarães Home Fashion Week 2018.
Mais uma vez, em articulação com a AICEP, vamos realizar a 3.ª edição , “Guimarães home Fashion Week.A exposição, terá a duração física de dois dias, 26 e 27 de Junho de 2018, permitindo aos convidados que fiquem, a expensas da Associação, mais dois dias, para visitas às empresas, previamente agendadas entre as partes. Pretende-se com esta ação, um “meeting” anual de diplomacia económica junto dos decisores mundiais de compras, facilitar a troca de informação relevante para que a produção nacional melhor os possa servir, exportar mais e melhor e ao mesmo tempo consolidar a imagem de um Portugal moderno e que sabe fazer.

Para se exercer uma magistratura de influência, credibilidade e confiança, a Home from Portugal, junto dos 157 convidados (importadores e órgãos da comunicação social) fez uma abordagem de “satisfação” sobre a 2ª. Edição da GHFWeek 2017.
Numa escala de 1 a 5 pontos (1 mau; 2 regular; 3 normal; 4 bom; 5 excelente) a média da avaliação das respostas obtidas, de forma agregada é a seguinte:

Como avalia GHFWeek 2017, na sua generalidade. (4)
Localização adequada. (5)
Dimensão do evento adequado à realidade da vossa empresa. (4)
Produtos expostos com qualidade adequados ao vosso interesse (4)
Oferta muito competitiva quanto a relação de qualidade/preço. (4)
Importância da visita a fábricas, aquando da GHFWeek. (5)
Importância da organização promover estas visitas. (5)
Importância da organização incluir outros produtos da “Fileira Casa”. (3)
Empresas portuguesas presentes, mostraram ter experiência na exportação. (4)
Voltaria a visitar GHFWeek. (SIM)
Recomendaria este evento. (SIM)
Os contatos efetuados na GHFWeek, resultaram em negócios. (SIM)

Após analise desta avaliação, concluímos que a maioria dos convidados, pretende (que a GHFW tenha só a produção de têxteis-lar.

Assim, respeitando o “questionário” a 3ª. Edição de GUIMARÂES HOME FASHION WEEK, será nos mesmos moldes da edição anterior.

Na inscrição de novos expositores, (máximo de 8/10) será dada prioridade ao CAE (13…)
Será exigência, para poderem participar, terem site (devidamente atualizado), já que a primeira abordagem a fazer aos mercados em termos de captação de visitantes, é através do site www.textiles-selectiom.com – com links á página institucional de cada empresa.

Relativamente ao número de entradas a distribuir a cada expositor, informamos que dado tratar-se de um evento virado apenas para os mercados externos, serão atribuídos a cada empresa, três cartões com o respectivo nome. Qualquer pedido adicional de entradas, independentemente de se tratar de GE, PME ou Micro, terá que ser previamente analisado.

As listas dos convidados serão, como aconteceu no corrente ano, disponibilizadas aos expositores, via google site.

Evteks – Turquia – Maio 2018
Está contemplada no projeto a participação no evento, com um grupo de empresas.
Como sabem, estivemos lá, com um stand institucional no corrente ano e pelos contactos feitos e pelo que presenciamos, esta feira é considerada, a seguir à Heimtextil, a maior feira do mundo para têxteis lar. Compradores de todos os mercados vão a este certame, (não nos esqueçamos que a Turquia é o nosso maior concorrente) e, portanto, será este o local exato de exposição, até porque a qualidade portuguesa é bem diferenciada da turca.

Mercado Americano.
HD Las Vegas Show-Hospitality Design Event – Maio 2018.
Está prevista uma participação” de um conjunto de empresas, sobretudo na área do contracting, nos molde da “mostra coletiva” que realizamos em Hong Kong, com “MARCA”+ IMAGEM+ NICHO(com amostras). No entanto, é obrigatória a presença, no certame, de um comercial de cada empresa.

Missões inversas a três mercados da América Latina (Chile, Perú e Colômbia).
Consideramos de grande importância o conhecimento destes mercados com potencial económico de compra.

Substituição das participações na M&O Ásia e Américas.
Dado que a organização cancelou estas participações, teremos que as substituir. Gostaríamos de contar com o vosso contributo.

Tem havido grande insistência por parte de países árabes (Dubai, Quatar, Arábia Saudita) para participarmos em certames naqueles países. É uma reflexão que colocamos a cada empresa.

HEIMTEXTIL 2018
Como é do Vosso conhecimento, o projeto tem a sua essência no “sonho conjunto” que há 40 anos, na HEIMTEXTIL, levou 32 empresas do Vale do Ave, a lançar a “marca própria de natureza coletiva Textiles Selection Home From Portugal; uma imagem transversal a todos os mercados para projetar a qualidade da indústria têxtil portuguesa, em especial o setor dos têxteis-Lar. A todas as empresas que nos possam ceder “diapositivos” no formato 20 x 25 cms, das coleções dos anos 1978 a 2002, agradecemos. Na Heimtextil 2018, vamos fazer uma retrospetiva das coleções dos anos dourados dos têxteis-lar portugueses e que se consubstancia na exibição de diapositivos iluminados.

Aproveitamos para desejar a todos umas boas férias.

Vemo-nos em 26 de Setembro.

Melhores cumprimentos

Associação Home from Portugal
João Mendes
Maria Alberta Canizes