De salientar que, dando cumprimento ao espírito do QREN, algumas dessas 22 empresas, participam pela primeira vez na Heimtextil.
Segundo as mesmas, a vontade de participar neste certame, referência no mundo para os Têxteis lar, era muito forte. Contudo, sem o apoio da Associação, tal não seria viável nos próximos tempos já que, para além da questão financeira (certame com custos bastante elevados) também o apoio logístico se torna absolutamente imprescindível para as empresas que se iniciam no mundo da internacionalização.
Decorridos que estão os dois primeiros dias da feira, podemos afirmar que a opinião recolhida, quer junto das empresas apoiadas pela Associação quer de muitas das outras,é francamente positiva.
Para além dos clientes habituais, também alguns mercados e clientes novos têm aparecido.
Para as empresas que participam pela primeira vez, a sua presença tem, entre outros, três aspectos fundamentais: conhecer a reacção dos agentes económicos relativamente aos seus produtos, ter contacto com a concorrência directa e “the last but not the least”, estabelecer contactos que possam resultar em negócios num futuro que se espera seja próximo.