Notícias

Ata reunião 17.06.2015 – QREN / Compete Portugal 2020 Proj. 108

By June 6, 2015 No Comments

Pela Anit Lar, o Sr. Dr. Luis Ribeiro Fontes;
Pela Aicep, o Sr. Dr. Luis Reis;
Pela CCA – Caixa de Crédito Agrícola – a Sra. Dra. Mónica Marques dos Santos Carteado;

Da ordem de trabalhos fazia parte a análise das acções do projecto em curso e que agora termino e a apresentação das acções constantes do projecto Portugal 2020. De uma forma muito breve, foi analizado o modo como decorreram as participações na M&O Singapura e M&O Miami. Efectivamente, a promoção das mesmas, levada a cabo pela Organização, ficou muito aquém do que se esperava e o número e qualidade dos visitantes, não satisfez, de modo algum, os expositores da area da casa (texteis lar e decoração). Para colmatar falhas como estas foi realçado que a Associação tem incluido no projecto aprovado, custos para angariação de novos importadores para visitarem os têxteis-lar portugueses nas feiras onde participam, bem como a promoção e registo no mercado americano/canadiano, de uma marca própria de natureza colectiva “ORIGINAL” home from Portugal. Foi, depois, dada uma explicação sobre as acções que integram o novo projecto e a forma como irão decorrer algumas.

Convidamos os representantes das feiras:

Home Textiles Premium Fair – Madrid
e
Intertextil Shanghai Home Textiles

para virem explicar e esclarecer eventuais dúvidas sobre as mesmas, o que aconteceu. Nestes certames já estão inscritas várias empresas. No início da reunião, o Sr. Dr. Ribeiro Fontes, apresentou uma comunicação sobre os dois acordos (EUA e Canadá), que se anexa.

No final foram, de novo, os presentes informados das novas condições de apoio financeiro,que agora entram em vigor. O Dr. Luis Reis aproveitou para informar da disponibilidade da Agência para apoiar a realização de acções nos diferentes mercados onde a Aicep está implantada. Explicou ainda que a regra de minimis deixou de ser aplicada aos apoios à internacionalizão.

Foi ainda lançado o repto para a realizaçao, em Guimarães, da Guimarães Home Fashion Market Week, que mereceu a atenção e interesse dos presentes.

Esta acção vem ao encontro do interesse demostrado por muitos compradores estrangeiros que gostariam de ter em Portugal, um evento congregador de um número significativo de empresas exportadoras, que pudessem ser visitadas num curto espaço de tempo.

Do mesmo modo, as missões inversas previstas pela Associação, teriam a sua concretização na realização desta acção, com uma visibilidade incomparavelmente maior e uma economia significativa de tempo, para as empresas portuguesas.

Foi encerrada a reunião.

CETA e o TTIP – Acordo Transatlântico União Europeia-Estados Unidos da América.